Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
Amanhecer no Planalto
Leandro Kollross
Mafra lidera crescimento do número de franquias em Santa Catarina
Geral | 11/01/2018 09:40 | Jmais | Fotos: Jmais

Os maiores percentuais são de Mafra (31%), Concórdia (23%) e Itapema (18%). Florianópolis aparece em 11º lugar, com 10% de incremento, e Joinville, a mais populosa, em 19º, com 6%

Os recentes investimentos em Mafra como a instalação de uma empresa de chicotes automotivos, que gerou 1,5 mil empregos diretos, e a expectativa do frigorífico da Master, além da implementação do curso de Medicina na Universidade do Contestado (UnC) têm funcionado como imã para atração de outros empreendimentos ao Município. A mais recente acaba de anunciar a construção de um hipermercado na cidade. A Condor planeja investir R$ 40 milhões na construção de um hipermercado que terá 12 lojas de apoio e uma praça de alimentação. A inauguração está prevista para meados de 2018. O empreendimento gerará 300 novos postos de trabalho diretos.

Mas não só grandes redes que estão sendo atraídas por Mafra. É o que mostra o último relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o aumento no número de unidades e redes de franquias em SC entre 2016 e o primeiro semestre de 2017. Os maiores percentuais são de Mafra (31%), Concórdia (23%) e Itapema (18%). Florianópolis aparece em 11º lugar, com 10% de incremento, e Joinville, a mais populosa, em 19º, com 6%.

“Menos saturadas de opções de varejo que as grandes cidades, os municípios catarinenses pequenos e médios têm tido maior potencial de crescimento comercial”, escreve a colunista de economia do jornal Diário Catarinense, Larissa Linder. “É evidente que essas cidades menores partem de bases mais depreciadas, o que torna qualquer variação bastante expressiva. Ainda assim, dadas as populações, são incrementos consideráveis”, completa.

Segundo a diretora da regional Sul da ABF, Fabiana Estrela, em entrevista à colunista, a interiorização do setor é um fenômeno nacional. “Tem um movimento das pessoas indo para o interior, principalmente pela qualidade de vida. Quem pode não sai (do  interior) e quem saiu está voltando. Só que hoje, no mundo globalizado, as pessoas querem ter acesso a marcas que estão fora do interior. E quem quer ser empresário também pensa a mesma coisa: eu vou para o interior, mas quero me desafiar, quero abrir um negócio. A franquia acaba sendo uma opção”, afirma.

De acordo com o prefeito de Mafra, Wellington Bielecki (PSD), “Mafra voltou a ser um polo economicamente atrativo tanto para empresas quanto para pessoas. Os investimentos em infraestrutura fazem parte da estratégia desta gestão no que tange ao desenvolvimento da cidade, que possui uma localização geográfica privilegiada com os entroncamentos das BRs 116 e 280 que são importantes acessos viários. Não é surpresa estarmos na liderança do crescimento de franquias no Estado, uma vez que proporcionamos a empresários uma cidade bem organizada e que oferece escolas, Universidade, segurança pública e diversas outros atrativos iguais ou até melhores que as grandes cidades”.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua José Gonçalves, 333 - Lucena - Itaiópolis - Santa Catarina - 89340-000 - 89340-000 - Fone/Fax: 3652.2279 - E-mail: comercial@cidade1380.am.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.